Análise exploratória de leite e derivados mais comentados no Twitter e Google Trends.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): NOGUEIRA, T.; SOARES, N. D.; CAMPOS, E.; SIQUEIRA, K. B.; GOLIATT, P. C.

Summary: Nos dias de hoje, com o grande uso das redes sociais, um enorme volume de dados é gerado a todo momento, provenientes das postagens de milhares de internautas conectados. Por esse motivo, analisar o que os usuários dizem pode fornecer informações importantes para novas tendências no mercado. Utilizando a técnica de mineração de dados, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise exploratória do leite e seus derivados no Twitter e Google Trends, quantificando quais são os produtos lácteos mais comentados nessas redes. Os resultados obtidos mostram que os quatro produtos mais comentados no intervalo de 12 a 19 de fevereiro de 2020 foram o queijo, sorvete, leite condensado e doce de leite. Com exceção do queijo, todos produtos mais citados são considerados alimentos com maior apelo de indulgência no Brasil. Foi possível observar também que há uma maior concentração de pessoas falando sobre estes produtos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que são as maiores consumidoras de lácteos do Brasil. Portanto, este trabalho sugere que a técnica de mineração de dados pode facilmente identificar fatores inerentes a tendências e mercado consumidor brasileiro de lácteos.

Publication year: 2021

Types of publication: Paper in annals and proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.