Programa de melhoramento de Capsicum na Embrapa: principais atributos do pimentão sob a ótica de consumidores do Distrito Federal.
Programa de melhoramento de Capsicum na Embrapa: principais atributos do pimentão sob a ótica de consumidores do Distrito Federal.
Author(s): ONOYAMA, S. S.; REIFSCHNEIDER, F. J. B.; MOITA, A. W.; SOUZA, G. da S. e; VILELA, N. J.
Summary: Conhecer as necessidades dos consumidores, sejam intermediários e ou finais aumentam as chances de sucesso no lançamento de um novo produto no mercado. Face a esse cenário, pesquisadores do programa de melhoramento de Capsicum (pimentão e pimentas) da Embrapa Hortaliças estão buscando orientar parte de seus esforços sob a ótica dos consumidores intermediários e final, dada a importância do agronegócio de pimentas e pimentões no Brasil. Neste sentido, iniciou-se um estudo de prospecção de demandas e este trabalho ilustra uma pesquisa com consumidores de pimentão com objetivo de conhecer suas principais características que são levadas em consideração no ato da compra. Para tanto, realizou-se um survey com 500 consumidores finais de pimentão in natura de cinco supermercados distintos de Brasília Utilizou-se o procedimento CATMOD do SAS para verificar a ordenação de importância dos atributos, os contrastes das médias bem como a influência do perfil do comprador na avaliação dos atributos envolvidos na compra. Em complemento, usou-se a análise de correspondência para a para a representação gráfica das relações multidimensionais das distâncias do grau de importância dos atributos do pimentão. Foram detectadas diferenças de percepção entre gênero, idade, grau de escolaridade, estado civil e localização do supermercado. Observou-se que grau de escolaridade explica melhor os segmentos de renda do que a localização do supermercado. Os consumidores enfatizam a textura e as características relacionadas ao aspecto visual quando vão comprar o pimentão, tendo similaridade com os dados obtidos na primeira pesquisa realizada em 2008.
Publication year: 2009
Types of publication: Paper in annals and proceedings
Unit: Embrapa Vegetables
Keywords: Capsicum Annuum, Consumidor, Consumo, Pesquisa de Mercado, Pimentão
Observation
Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.
Access other publications
Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.