Embrapa Vegetables
Consumo
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Sistema de produção de batata-doce
Embrapa Hortaliças
Sistema de Produção, 9
ISSN 1678-880X
Fev/2021
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Tratos culturais
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE no biênio 2008/2009, teve por objetivo mensurar as estruturas de consumo, dos gastos e dos rendimentos das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos. Trata-se de uma condição que sofreu mudanças significativas nos últimos anos, porém se trata de informações oficiais que permitem conhecer os diferentes perfis dos consumidores de batata-doce. Quando da estratificação por situação do domicílio (urbano e rural), os dados mostram que as médias de consumo per capita/dia na zona rural foram muito maiores (Tabela 2). Dentre as classes de renda mais baixas há consumo em maior quantidade de alguns itens considerados como parte de uma dieta saudável pelo Ministério da Saúde em sua publicação – Guia Alimentar para a População Brasileira (Tabela 3), e a batata-doce é um exemplo desses alimentos, dada a facilidade de aquisição, cultivo, entre outros fatores.
O consumo médio dessa hortaliça per capita foi mais do que o dobro na menor classe de renda quando comparada a maior (Tabela 3). Com relação ao consumo estratificado por sexo e idade, maiores valores para mulheres e adultos são observados, especialmente em relação ao consumo fora do domicílio (Tabelas 4 e 5). Para o consumo estratificado por região, o Nordeste e o Sul do país apresentam maiores valores médios per capita e de prevalência (Tabela 6). No consumo fora do domicílio em relação ao total consumido, o Centro-Oeste apresenta maior percentual, mais que o dobro das regiões Sul e Sudeste (Tabela 22).
Tabela 2. Prevalência de consumo alimentar, consumo alimentar médio per capita e percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido de batata-doce, por situação do domicílio - período 2008-2009.
| Prevalência de consumo | Consumo alimentar médio | Percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido (%) | |||
Alimento | Urbano | Rural | Urbano | Rural | Urbano | Rural |
Batata-doce | 1,1 | 1,8 | 2,1 | 4,3 | 9,2 | 4,4 |
Fonte: POF-IBGE (2008;2009).
Tabela 3. Prevalência de consumo alimentar e consumo alimentar médio per capita de batata-doce, por renda - período 2008-2009.
| Prevalência de consumo | Consumo alimentar médio | ||||||
Alimento | Até R$ 296,00 | De R$ 296,00 a R$ 571,00 | De R$ 571,00 a R$ 1.089,00
| Mais de R$ 1.089,00 | Até R$ 296,00 | De R$ 296,00 a R$ 571,00 | De R$ 571,00 a R$ 1.089,00 | Mais de R$ 1.089,00 |
Batata-doce | 1,0 | 1,5 | 1,2 | 1,1 | 2,9 | 3,0 | 1,8 | 2,0 |
Fonte: POF-IBGE, (2008;2009).
Tabela 4. Consumo alimentar médio per capita e percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido de batata-doce, por sexo - período 2008-2009.
| Consumo alimentar médio per capita (g/dia) | Percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido (%) | ||||
Alimento | Total | Masculino | Feminino | Total | Masculino | Feminino |
Batata-doce | 2,5 | 2,6 | 2,3 | 7,8 | 7,3 | 8,4 |
Fonte: POF-IBGE, (2008;2009).
Tabela 5. Prevalência de consumo alimentar, consumo alimentar médio per capita e percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido de batata-doce, por adolescentes, adultos e idosos - período 2008-2009.
| Prevalência de consumo | Consumo alimentar médio | Percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido (%) | ||||||
Alimento | Adolescentes | Adultos | Idosos | Adolescentes | Adultos | Idosos | Adolescentes | Adultos | Idosos |
Batata-doce | 0,9 | 1,2 | 1,5 | 1,9 | 2,6 | 2,8 | 1,4 | 9,5 | 6,6 |
Fonte: POF-IBGE, (2008;2009).
Tabela 6. Prevalência de consumo alimentar e consumo alimentar médio per capita de batata-doce, por grandes regiões - período 2008-2009.
| Prevalência de consumo alimentar (%) | Consumo alimentar médio per capita (g/dia) | ||||||||
Alimento | N | NE | S | SE | CO | N | NE | S | SE | CO |
Batata-doce | 0,2 | 2,3 | 0,5 | 1,8 | 1,0 | 0,2 | 5,9 | 0,9 | 2,5 | 1,2 |
Fonte: POF-IBGE, (2008;2009).
Tabela 7. Percentual de consumo alimentar fora do domicílio em relação ao total consumido de batata-doce, por Grandes Regiões - período 2008-2009
| Percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido (%) | ||||
Alimento | N | NE | S | SE | CO |
Batata-doce | 0 | 4,6 | 12,9 | 12,4 | 30,8 |
Fonte: POF-IBGE, (2008;2009).
Os valores de consumo médio de batata-doce pela população brasileira são considerados baixos frente a outros países, mesmo quando da estratificação nas diferentes categorias supramencionadas. Como exemplo, no país vizinho o Uruguai, no biênio 2013/2014 estimava-se um consumo médio de 7,9 kg por pessoa ao ano. Nesse país, dado o consumo elevado e a capacidade de produção nacional, é necessária a importação de produto oriundo do Brasil e da Argentina visando complementar sua oferta, o que abre uma oportunidade para cultivares de polpa de tons alaranjados, consumidas em quantidade muito superior pelos consumidores daquele país, especialmente em regiões de produção na fronteira como no estado do Rio Grande do Sul. Produtores da região de Presidente Prudente, SP, ambém têm exportado para esse país, principalmente nos períodos de inverno.