Embrapa Vegetables
Mercado e comercialização
Web Content Display Web Content Display
-
Sistema de produção de batata-doce
Embrapa Hortaliças
Sistema de Produção, 9
ISSN 1678-880X
Fev/2021
Conheça os Autores
Baixe aqui o conteúdo completo em PDF
Navigation Navigation
Como plantar batata-doce
- Introdução e importância econômica
- Principais regiões produtoras
- Ecofisiologia e exigências climáticas da batata-doce
- Solos
- Correção e adubação
- Nutrição
- Cultivares
- Produção e obtenção de mudas
- Plantio
- Tratos culturais
- Irrigação
- Doenças causadas por fungos
- Doenças viróticas
- Doenças bacterianas
- Doenças causadas por nematoides
- Insetos-praga
- Manejo Integrado de Pragas
- Colheita
- Pós-colheita
- Mercado e comercialização
- Beneficiamento e classificação
- Transporte
- Armazenamento
- Informações de mercado
- Consumo
- Formas de comercialização e perspectivas
- Coeficientes técnicos
- Referências
Consórcio e uso Consórcio e uso
A cadeia da batata-doce pode ser representada de forma sintética (Figura 1) pelos segmentos que a compõem: indústria de insumos agrícolas; produção; beneficiamento, classificação e embalagem; indústria de processamento; distribuição e comercialização; e consumidores. Os produtores dessa hortaliça transacionam anteriormente à produção com a indústria de insumos e posteriormente à produção com agentes de comercialização, associações, atacadistas locais, mercado varejista e indústria de processamento.
Figura 1. Delimitação da cadeia de batata-doce no Brasil.
Fonte: Adaptado de Ramos (2003).
O cultivo de batata-doce em território nacional é realizado de forma bastante distribuída, tanto em termos de localização geográfica quanto de percentuais de volume e valor da comercialização, além de ser desenvolvido por produtores das diferentes escalas: pequenos, médios e grandes. Há diversos fatores sistêmicos atrelados a externalidades que afetam o ambiente mercadológico dessa cultura, dessa forma, para caracterizar os segmentos dessa cadeia produtiva e suas relações dentro dos âmbitos de mercado e comercialização, alguns aspectos preponderantes serão apresentados.